segunda-feira, 1 de outubro de 2012

A gerontagogia é uma disciplina das ciências da Educação, uma especialidade da gerontologia. O termo e a concepção foi desenvolvida por Lemieux em 1990 que abrange processos de aprendizagem dos adultos maduros e idosos, cujo objeto de estudo é o idoso em situação pedagógica. Os programas educacionais da área da gerontagogia foram mais difundidos pelos americanos e canadenses e depois em 1991 pelos espanhóis. 

No Brasil essa área ainda é bastante incipiente necessitando de estudos e aprofundamentos no que diz respeito à teoria e prática da educação de adultos e idosos e fatores relacionados ao envelhecimento que influenciam de forma significativa no processo ensino/aprendizagem do aluno adulto e idoso.

O primeiro princípio da aprendizagem do adulto e do idoso diz que “Aprender é uma atividade normal de adulto." Ou seja, os adultos aprendem ao longo da vida. A educação de adultos não ocorre no início motivando um processo de aprendizagem, mas sim, por um professor que saiba remover ou reduzir os obstáculos para a aprendizagem e reforçar o processo depois que ele começou.

Em um programa educacional, a melhor maneira que o professor pode ajudar um aluno idoso a aprender, é criar um ambiente com poucas barreiras (por exemplo, restrições de tempo, conflitos entre família, trabalho e responsabilidades).
Autora do texto  Elisandra Vilella G. SéTrecho retirado do site: http://www2.uol.com.br/vyaestelar/mentenaterceiraidade_estresse.htm

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